SOA é muito mais do que isto. É uma abordagem de arquitetura, uma nova forma de pensar os novos sistemas e a integração entre eles, uma visão pragmática para alinhar as áreas de negócio e parceiros/fornecedores, uma infraestrutura que permite integrar os sistemas de forma mais eficiente/eficaz, uma implementação de processos de negócio como serviços... ...mas, acima de tudo, SOA é uma jornada, não tem fim. E, definitivamente, SOA não é um projeto.
Em todas as paletras eu sugiro fortemente que os times de TI não tratem SOA como "aquele projeto especial que vai levar boa parte do seu orçamento e que vai demorar a ser concluido".
A definição clássica de Projeto pressupõe algo único, que será desenvolvido em um tempo pré-definido (caráter "temporário" de um Projeto). Sua equipe não irá criar algo único (SOA já existe) e esta adequação não terá fim (a não ser que você decida não alterar e nem desenvolver mais nada).
Uma abordagem inteligente para convencer a alta diretoria a aprovar o budget inicial é, por exemplo:
- "Vamos implementar um novo Portal que irá integrar - "agregar" - dados de vários sistemas corporativos, fornecendo à alta direção uma visão unificada dos principais dados e indicadores. Para tanto, precisamos adquirir uma infraestrutura básica para realizar esta integração de forma mais eficiente, preservando o investimento já feito nos nossos legados..."
- "Temos uma demanda para integrarmos os dados de nossos sistemas com parceiros e fornecedores e queremos fazer isto de forma padronizada e organizada, evitando trocas de arquivos e implementações específicas para cada um deles. Nossa equipe já está 150% alocada nos projetos atuais e estamos bucando uma forma de disponibilizar os dados com segurança e utilizando as melhores práticas. Será necessário realizar um investimento em alguns softwares e serviços básicos para implementarmos estas integrações de forma mais rápida, atendendo as expectativas dos nossos parceiros de negócio. Este investimento irá gerar outros benefícios tais como: poderemos reutilizar algumas implementações feitas para um fornecedor e utilizar para vários outros; a forma como os nossos sistemas internos irão 'conversar' será otimizada, diminuindo o tempo de manutenção..."
No comments:
Post a Comment