Tuesday, January 15, 2008

COBOL e SOA

Claro que a imagem aí do lado (tirada de um site sobre COBOL) é apenas para provocar.

COBOL ainda é uma linguagem muito utilizada, principalmente no mundo financeiro. De acordo com este post, existe uma estimativa da IBM/Rational que temos hoje aproximadamente 200 Bilhões (!) de linhas de código em COBOL. Com certeza, é algo que não deve ser ignorado pela industria de software.

E é esta industria, ainda de acordo com a notícia acima, que está empenhada em "modernizar" o COBOL através de SOA. Cada um com sua abordagen, IBM, Oracle, HP e Intel apresentam suas "armas" para desafio.

A IBM acredita (claro) que o mainframe é uma peça importante e vai se encaixar no lego de SOA.

Entretanto, HP, Intel e Oracle, se juntaram em uma iniciativa (AMI*) que, em linhas gerais, propõe substituir a parte "crítica" os sistemas em COBOL por serviços e novas implementações mais aderentes à proposta de arquitetura orientada a serviços.

(*AMI = Application Modernization Initiative)

Claro que o objetivo é trazer para servidores HP, com processadores Intel e utilizando o middleware Oracle Fusion, alguns milhões destas linhas de código escritas em COBOL.

Como diria um amigo meu, quem acha que esta linguagem está morta vai ter a nota fiscal do caixão impressa em um programa COBOL!

No comments: