Monday, January 28, 2008

HP e Governança SOA

HP anunciou hoje um conjunto de software de governança e serviços relacionados que tem por objetivo acelerar a adoção de SOA ao mesmo tempo em que reduz os riscos potenciais na adoção desta arquitetura.

Em 31/12/2007 a HP foi posicionada no "quadrante mágico" do Gartner Group na categoria de empresas que possuem solução de Governança SOA (Magic Quadrant for Integrated SOA Governance Technology Sets, 2007) ao lado da IBM, Software AG, Progress Software, SOA Software e AmberPoint, entre outras.

Todos sabemos que a Governança é fator determinante de sucesso para qualquer iniciativa SOA na sua empresa.

Mas o que é Governança SOA?
Ainda de acordo com o Gartner, "Governança SOA está relacionada com a garantia de que os ativos de software e artefatos da sua arquitetura estão operando como esperado e dentro de um certo nível de qualidade".

Segundo o livro "SOA Compass" (IBM Press, 2005),



Governança provê uma estrutura para priorizar e suportar os objetivos de negócio da empresa nos níveis estratégicos, funcional e operacional. O modelo de governança define"o que fazer", "como fazer", "quem deve fazer" e "de que forma isto deve ser medido". Define também as regras,processos, métricas, e arranjo organizacional necessários para um efetivo planejamento, tomada de decisão, orientação e controle de todo esforço em direção à SOA para atingir as demandas do negócio e os desafioscolocados como alvo.


De quem é a responsabilidade de definir a Governança SOA?
Time de projetos de SOA

Quais as questões-chave que podem auxiliar na definição da estrutura de Governança?

  1. Que mudanças no negócio a empresa espera realizar com SOA? Uso otimizado da estrutura atual a um custo mais baixo, novos negócios...?
  2. Quais papéis, responsabilidades, estruturas e procedimentos são necessários para realizar priorização denegócio e que TI tenha o investimento, planejamento e tomada de decisão necessários para realizar taisimplementações?
  3. Como você pode desenvolver conhecimento e competência na liderança?
  4. Quais princípios e orientações são necessários para otimizar o alinhamento de TI e do negócio?
  5. Qual a forma apropriada para estruturar o relacionamento TI-e-negócio ao mesmo tempo em que mantém aconsistência e flexibilidade que permitirão a organização uma rápida adaptação às mudanças
  6. Qual o nível apropriado de standardization de serviços, a definição de serviços e a descrição dos mesmos?
  7. Como controlar e medir serviçoes e provedores de serviço? Quais processos-chave de negócio nós precisamos monitorar?Quem deverá monitorar, definir e autorizar mudanças para os serviços existentes?
  8. Como você decide qual a estratégia de implementação dos serviços?

No comments: