E esta iniciativa de arquitetura orientada a serviços tem um codinome, "Oslo".
O que é "Olso"?
De acordo com este documento (.doc, é claro!),
“Oslo” is the code name for a set of technical investments that aim toMinha crítica é que, mais uma vez, as iniciativas da Microsoft estão baseadas em ferramentas e a arquitetura fica em 2o. ou 3o. plano. Grande erro! SOA é tudo menos algo que você controi simplesmente comprando a nova versão do "Visual Studio 10". Continuando...
significantly simplify designing, building, managing and scaling
service-oriented and composite applications that can span from the enterprise to
the Internet.
As 5 (cinco) principais áreas de "investimento" da iniciativa "Oslo":
- Framework: a versão "4" do .NET Framework terá investimentos em model-driven development como parte do Microsoft Windows Communication Foundation (WCF) e a tecnologia Workflow Foundation (WF) technologies.
- Server: a versão "6" do BizTalk Server terá WCF and WF como seu core foundation e estará apto para desenvolver, gerenciar e disponibilizar composite applications.
- Services: a versão "1" do BizTalk Services irá disponibilizar serviços (hosted services) que serão utilizados pelas composite application. Exemplo: hosted messaging, identity e implementação de workflow.
- Tools: os investimento permitirão que o Visual Studio “10” suportará model-driven design e deployment de aplicações compostas.
- Repository: System Center “5,” Visual Studio “10” e BizTalk Server “6” utilizarão um repositório comun para gerenciar, versionar e realizar o deploy.
Toda iniciativa em direção a SOA é válida, não devemos esquecer da Arquitetura e Governança (outra palavra não citada). Boa sorte.
No comments:
Post a Comment