Saturday, November 17, 2007

Cinco coisas que você deve evitar em SOA

David Linthicum lista as cinco coisas que você deve evitar ao escolher SOA como sua nova abordagem de arquitetura de sistemas:

1. Utilizar as pessoas erradas: um bom arquiteto(a) é fundamental; dependendo do tamanho da sua organização, um time de arquitetos(as). Seja pragmático. Aquele excelente desenvolvedor, pode não ser a melhor escolha. Identifique os profissionais com a mente aberta para a nova abordagem de uma arquitetura orientada a serviços. Digo sempre que SOA é um estilo de vida, e adotar este novo estilo de vida requer, por vezes, uma mudança na forma de pensar e muita persistência. David Linthicum aconselha: "não deixe os consultores e os fornecedores definirem e dirigirem a nova arquitetura".
2. Selecionar a tecnologia cedo demais: Linthicum alerta que este é um dos maiores erros que uma organização pode cometer. Pense e reflita no problema e nos requisitos, mantenha o foco na arquitetura. A tecnologia vem depois para auxilia-lo a resolver os problemas. "SOA é algo que você pratica, não é algo que você compra", continua ele. Repita este "mantra": Negócios -> Requisitos -> Análise -> Tecnologia. De novo: Negócios -> ...
3. Não considerar "service design": um dos objetivos de uma arquitetura orientada a serviços é "externalizar serviços" de sistemas existentes e também construir novos serviços "do zero". Na prática temos uma regra 10/90: 10% novos serviços e 90% de "serviços" que já existem. Por fim, considere sempre a granularidade, reusabilidade e testes (e mais testes) dos seus serviços.
4. Não entender o negócio: entenda os principais processos de negócios, os que define estes processos e as pessoas-chave e, muito importante, traga os analistas de negócio para o seu time. Como faze-los apoiar a sua nova arquitetura se eles não fazem parte da estratégia?
5. Não planejar a longo prazo, de forma estratégica: aqui o consulta informa que "SOA tem um impacto positivo depois de anos, não de meses"; e repete algo que sempre digo nas minhas apresentações - SOA não é um projeto e sim uma jornada; SOA requer uma mudança "sistêmica" e não deve ser tratada apenas como uma instância de uma arquitetura. SOA deve ser A arquiteura. Esta mudança leva tempo para ser consolidada e você será bem sucedido na medida em que obtiver comprometimento da alta direção nesta escolha, neste nova forma de desenhar as soluções, ou melhor, os serviços.

A apresentação (resumida acima) está nestes 04 vídeos (cada um com 9 min/média): parte I, parte II, parte III, parte IV.

No comments: