Thursday, October 18, 2007

SOA e Open Source

David S. Linthicum faz uma interessante abordagem sobre SOA e as alternativas open source para implementar a arquitetura orientada a serviços. Neste artigo ele coloca de forma simples como a discussão deve ser conduzida.

Vou tentar resumir:
  1. SOA é uma arquitetura: você como arquiteto ou líder técnico de um projeto SOA tem que ficar atento às tecnologias corretas para a arquitetura proposta; sejam elas open source ou não.
  2. Open Source custa menos: não há discussão. Sou um fervoroso defensor do software livre e acho, sim, que ele pode ser aplicado em algumas situações. Considere esta alternativa para, no mínimo, validar a sua arquitetura.
  3. Open Source SOA é mais simples: reconheço que, às vezes, pode ser mais difícil de configurar, porém, concordo com o autor que esta abordagem simples e "rústicas" das opções de software livre facilitam o entendimento da arquitetura.
Em um cenário onde você precisa integrar uma aplicação departamental utilizando esta arquitetura, você acha razoável investir milhares de dólares ($$$) em um ESB? SOA pressupõe padrões abertos e está relacionado com uma nova forma de "pensar" os sistemas. Não há porque temer, a menos que seus requisitos de performance tenham um grande peso. Neste caso se faz necessária uma avaliação mais criteriosa.

SOA é um "estilo de vida" e, na minha humilde opinião, "estilo de vida" não pode estar baseado em poder de compra.

No comments: