Sunday, September 23, 2007

Uma boa definição de ESB


Este é um artigo muito didático sobre ESB. O artigo inicia com uma interessante visão dos desafios do software distribuido (vide figura acima).

O autor (Eric J. Bruno) enumera três grandes desafios quando se trata de software distribuido:
  • O desafio da Complexidade (complexity)
  • O desafio da Segurança (security)
  • O desafio da Confiabilidade (reliability)
A solução? ESB. Segundo o autor, um ESB pode ser melhor descrito como tendo uma das seguintes características:

  • Provides a reliable messaging infrastructure
  • Enables SOA-based system development
  • Is XML-based
  • Supports web service standards (such as SOAP)
  • Is platform independent
  • Supports data transformation and routing services
  • Enables service orchestration
  • Supports transactions and security
  • Integrates with existing standards, frameworks, and legacy systems
Vale a pena a leitura (21 pags).

O que há de errado na "ESB-oriented Architecture"?


No dia 12/Set/07, Bobby Woolf postou um controverso artigo no site DeveloperWorks (IBM). O título é "ESB-oriented architecture: The wrog approach to adopting SOA". Li o artigo assim que ele foi publicado e não tinha visto nada de "controverso" no seu texto. Voltei 1 semana depois no mesmo artigo e verifiquei que o autor havia inserido uma nota no cabeçalho do texto informando que alguns tinham interpretado de forma errada as suas conclusões.

Segue as minhas impressões do texto do Mr. Woolf:

  1. O ESB, por si só, não traz nenhum valor para o negócio. ESB é "meio"e não o "fim" para SOA (aliás, Service-oriented Architecture, na minha opinião, é um "caminho" não um objetivo)
  2. Ele está correto em sugerir fortemente para não utilizarmos a estratégia de "construir o barramento de serviços corporativos e esperar as aplicações SOA aparecendo em torno do mesmo". Tenha sempre uma estratégia para sua arquitetura SOA alinhada com o negócio, a arquitetura SOA não vai surgir apenas como uma necessidade de TI
  3. A estratégia correta é: "implemente apenas e se necessário, apenas quando houver a necessidade do negócio, e não porque você está prevendo que alguém irá precisar desta implementação". Eu considero esta uma das regras de ouro da arquitetura SOA
Se você já tem um ESB na sua corporação, saiba que você já deu um grande passo em direção ao mundo SOA. Contudo, não caia na tentação de contruir uma "EOA" (ESB -oriented Architecture)!

Leia o artigo (3,5 paginas) e tire suas conclusões.

"Powerpoint" do Google Docs

Como usuário (e evangelista) do Mac OS, não utilizo os aplicativos do Microsoft Office. Utilizo o Google Docs e o NeoOffice (versão do OpenOffice para os equipamentos da Apple). No caso do Google Docs estava faltando um aplicativo para gerar apresentações... ...não está mais!

O Google disponibilizou o seu "Google Presentations", que está integrado ao Google Docs. Se antes a suite da empresa de Redmond não me fazia falta, agora menos ainda. Boas apresentações:

De volta ao Blog!

Após 05 longos meses estou de volta ao meu blog, desta vez utilizando o nosso bom e velho português. O foco do blog continua o mesmo: SOA, WebServices, Arquitetura de Software, Open-Source... ...eventualmente, alguma notícia interessante como esta:

Quer passear na Lua com o Google? Fácil vá até o novo serviço Google Moon e veja, por exemplo, onde as missões Apollo 11, 12, 14, 15, 16 e Apollo 17 pousaram na superfície lunar.